Pular para o conteúdo principal

Como se comportar durante uma abordagem policial



- “O Policial apontou a arma para mim! Que absurdo!!”
O q vc queria? Uma rosa? Nenhum absurdo cidadão, nossa abordagem é feita desse jeito depois de anos de aperfeiçoamento, é isso que é ensinado nas escolas de Policia, isso é procedimento padrão. Policiais já morreram recebidos a tiros em abordagens.
- “Mas eu não sou vagabundo!”
Não vimos nada escrito em sua testa, vc é suspeito até que constate
mos o contrário (não confunda com ser culpado até que se prove o contrário), e isso só é constatado depois que a abordagem termina.
- “Mas é constrangimento ilegal!”
Seu direito termina quando o direito de outro começa. Segurança é sempre prioridade, ou seja, entre seu constrangimento e nossa segurança, prevalece nossa segurança. Não se sinta constrangido, TODOS estão sujeitos a abordagens.
- “Mas vcs podem muito bem abordar com as armas abaixadas, é rápido levanta-las se o abordado reagir.”
Não, não podemos. Realmente é rápido levanta-las, porem a pontaria fica extremamente comprometida, lembre-se que um tiro perdido pode acertar um inocente.
Iremos abaixar as armas assim que tivermos certeza de que não representa um risco.



Como agir durante uma abordagem policial

1 - FIQUE CALMO.
Não faça cara feia, não questione, nunca o chame de “cara”, “colega”, “parceiro”, “mano?”. Lembre-se que ele não te conhece!
Não diga coisas do tipo: Eu sou trabalhador! Eu sou estudante! Isso não irá ajudar nem um pouco, muito pelo contrário, todo vagabundo criminoso fala isso quando está sendo preso.
O Policial deve e irá tirar sozinho, a conclusão sobre sua índole quando a abordagem acabar.
Em hipótese alguma tente fugir!
Muitos mitos cercam uma abordagem policial, siga os passos a seguir e provavelmente verá que a maioria é mentira e não terá problemas.

2 - NÃO MEXA EM NADA.
Atitudes como colocar as mãos nos bolsos ou dentro das calças para tirar uma carteira com medo de que durante a revista o Policial pense que seja uma arma, por exemplo, podem desencadear uma reação brusca dos Policiais, mantenha suas mãos sempre onde os Policiais possam ver, fique parado e siga o próximo passo.

3 - OUÇA ATENTAMENTE E OBEDEÇA AS ORDENS.
Este passo é muito importante, é mais fácil fazê-lo com destreza quando se esta calmo (passo 1).
Ouça as ordens, se não ouvir diga alto “NÃO ESCUTEI” ou aguarde ele repetir a ordem, faça simplesmente o que lhe foi ordenado fazer. Geralmente são ordens do tipo: Mãos na cabeça/Mãos na parede; De costas para mim; Abra bem as pernas (*é para abrir beeeeeem!); Olhe para baixo; Um ao lado do outro/Mais para a esquerda/Direita...

4 – RESPONDA TODAS AS PERGUNTAS.
É para RESPONDER!! Não é pra fazer perguntas. Fique apenas calado e responda o que o Policial lhe perguntar, ele provavelmente ira fazer perguntas durante a revista pessoal.
NÃO MINTA!! Se tiver drogas em algum lugar diga logo, as consequências serão bem piores se o próprio Policial encontrar (e geralmente encontra).
É normal o Policial “barganhar” com o abordado, provocar, ser irônico, as vezes até ofender, não bata boca, ele está vendo sua febre, isso o ajuda a identificar criminosos, geralmente quem está errado começa a demonstrar ansiedade, nervosismo.
Lembre-se nessas situações, vc não deve nada, ignore as barganhas e apenas responda.

5 – DURANTE A REVISTA:
Não fique se contorcendo, é normal os Policiais revistarem próximos a partes intimas por motivos óbvios, não estamos nem um pouco interessados em vc, mas infelizmente geralmente escondem drogas nesses locais, não é por melindre que não vamos revistar.
Não fique falando que objetos tocamos, não vamos confundir seu isqueiro com uma submetralhadora se assustar e atirar nas suas costas, sabemos como é um isqueiro!
Não questione! Policiais femininas podem SIM revistar homens assim como Policiais homens podem revistar mulheres, evitamos fazer isso para evitar constrangimentos, não por ser ilegal, mas se não houver outro jeito a revista será feita em quem for!

OBSERVAÇÕES:
*Não se sinta ofendido com as abordagens, entenda que é para a sua própria segurança.
Hoje abordamos vc, mas já prendemos muitas pessoas armadas em abordagens que poderiam machucar vc ou sua família, abordagens é um jeito eficaz de identificar possíveis criminosos.
Apenas coopere seguindo os passos, quanto mais cooperar, mais rápido a abordagem acabará.

*Você não é obrigado a carregar sua identidade, mas é obrigado POR LEI a se identificar corretamente, recomendo que ande sempre com seu RG, ou no mínimo decore o número do mesmo.
O Policial irá checar seu nome, se ele tiver problemas em encontrar seu cadastro vc está sujeito a acompanha-lo até a Delegacia local.

*Acreditamos que direitos humanos são para humanos direitos, geralmente damos tratamento bom para cliente bom.
Não apoiamos violência gratuita contra CIDADÃOS DE BEM muito menos malandragem, a mídia não mostra isso, mas na Polícia a ENORME maioria são ótimos e honestos, porém mostrar Policiais fazendo coisas boas não da IBOPE.
Se mesmo depois de seguir todos esses passos religiosamente, se o policial checou seu nome e nada constou, se vc não tem má fama pelos próprios Policiais ou na região, se vc é REALMENTE INOCENTE, e mesmo assim foi agredido ou roubado: Denuncie a viatura, espere o momento que a viatura estiver partindo e veja o prefixo, anote o local e horário, não é necessário tentar olhar o nome dos policiais.
Evite olhar essas informações durante a abordagem, evite fazer ameaças, deixe passar.
Ligue imediatamente ao 190 e faça uma denúncia, la vc será orientado como proceder.
Mas lembre-se, se agir de má fé com denúncias, estará sujeito a sanções penais. Faça a coisa certa.



Escrito por Humor Policial
WWW.facebook.com/humorpolicial

Comentários

  1. toda sua tese cai por terra com esse site do conselho regional de psicologia

    http://www.crpmg.org.br/CRP2/Image/Catu%20Especial%20-%20Abordagem%20Policial.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo nada cair por terra. A cartilha inclusive é muito boa e eu vou usa-la aqui no blog. O único ponto onde há discordância é no caso das perguntas. Mas o texto foi elaborado por quem conhece na prática como são feitas as abordagens. E caso de fazer perguntas é que todo ser humano se comunica e os policiais fazem perguntas sim durante a abordagem, o cidadão responde se quiser. Mas como foi citado no texto o cidadão de bem que não tem nada a temer não dever ter problemas para responder as perguntas dos policiais.

      Excluir
  2. me mostra quando se viu uma mulher sendo abordada, nunca e sei que tao ce do isso na vai acontecer,no pais chamado brasil,as mulheres podem roubar,traficar drogas,portar armas de fogo e cometer em numeros crimes, esse pais e feminista,olhe ao seu redor e veja,na britz de transito,nas ruas,nos onibus,nos trens,nas portarias de empresas em fim em todo lugar so os HOMENS sao revistados, como se nao bastace agora cada vez mais policiais fiminina fazendo revista em homens tambem que ridiculo, mais e claro que elas buscam outras coisas tomar proveito da situaçao, agora as mulheres nao podem ser constrangida nem ter sua dignidade comprometida, MAIS OS HOMENS PODEM SEREM RIDICURALIZADOS.ENVERGONHADOS,desta vez vejo que e o FIM,nao igualdade so previlegios para ela,EU COMO MUITOS DE MIM SAO A BARREIRA QUE ESSE PAIS VAI ENCONTRAR NA FRENTE....

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Policiais salvam bebê abandonado em saco plástico

Os Policiais Militares Diego Santo Braz da Silva e Ezequiel Pereira dos Santos do 9° BPM-ES (Guarapari-ES) se emocionaram ao ajudar um catador de materiais recicláveis no salvamento de um bebê abandonado. Os policiais realizavam uma ronda rotineira de bike, próximo a praia do morro quando avistaram na Rua Ipanema o trabalhador Ângelo Marcio Gonçalves de Souza completamente apavorado ao ter encontrado uma recém nascida abandonada dentro de um saco plástico totalmente suja e enrolada em alguns panos que dificultavam a sua respiração. Os policiais não hesitaram e na mesma hora ajudaram a encaminhar a recém nascida para o Hospital São Pedro, localizado no mesmo município. Em contato feito com os policiais, o Sd Ezequiel afirmou que ambos se emocionaram ao ver um ser tão frágil e sem proteção daquele jeito como ela estava: abandonada dentro de uma sacola, como se fosse lixo. Já o Sd Bráz disse que estavam na hora certa e no lugar certo e que jamais vão esquecer o momento em que socorr

Como saber se o Whisky é falso

Saiba como identificar se o whisky é falso ou original. Evitando assim problemas no dia seguinte a bebedeira. Não tem nada pior do que você acordar no outro dia para ir trabalhar e está com uma tremenda ressaca. E não existe ressaca pior do que a de whisky falsificado. A ressaca do whisky falsificado é pior do que a de outras bebidas por que além do álcool, que já é inerente às bebidas alcoólicas, são misturadas um monte de porcarias para baratear o custo da bebida e aumentar os lucros decorrentes da venda do produto falsificado.   Há uma lista enorme e muitas especulações do que se coloca nessas bebidas. Uma coisa podemos afirmar, verdadeiramente, sobre o assunto. Nada do que os falsificadores colocam contribui para o bem estar de quem tomou a bebida, no dia seguinte.   Há várias maneiras de descobrir se um whisky é falso. Para mim, que sou leigo no assunto e estou descobrindo mais informações apenas por decidi escrever sobre isto, não existe maneira mais fácil do que a ve

Delegado força escrivã a ficar nua em ocorrência: analisando o caso

E primeiro lugar eu gostaria de rever os seguintes códigos e procedimentos que todo policial sempre deve levar em consideração antes de abordar qualquer mulher. Artigo 244 do CPP - A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver fundada suspeita de que a pessoa esteja na posse de arma proibida ou de objetos ou papéis que constituam corpo de delito, ou quando a medida for determinada no curso de busca domiciliar. Qualquer policial poderá realizar abordagens, no entanto ele deverá ater-se ao código que informa que somente poderá ser feita em indivíduos em que houver fundada suspeita. No caso a escrivã era suspeita de propina. Portanto, totalmente justificável a abordagem nessa cidadã. Mas como fazer uma busca pessoal em mulheres? A busca pessoa em mulheres deve ser feita seguindo uma série de procedimentos e está regulamentada pelo artigo 249 do CPP. PROCEDIMENTOS DE REVISTA EM MULHERES Artigo 249 do CPP - A busca em mulher será feita por outra mul