A invasão dos pastores evangélicos na televisão

Com uma mensagem que prega o desapego aos bens materiais e a prática da caridade as instituições religiosas estão conquistando cada vez mais espaço na mídia.

Eu não tenho nada contra programas de TV evangélicos, mas estou inclinado a ficar de orelha em pé com essa invasão evangélica da mídia brasileira.  A última novidade é a negociação de um espaço de cerca de 4 horas durante a programação do SBT para os evangélicos. Tenho lá minhas dúvidas se o que eles querem é divulgar a sua tão valorosa mensagem ou se querem apenas nosso tão suado dinheiro.

O horário que o nosso amigo Sílvio Santos quer alugar custará uma mixaria de apenas R$ 20 milhões mensais e nem se trata de um horário nobre. Para termos uma idéia o valor chega a ser mais da metade do valor do próximo prêmio da Mega-Sena, que já acumulou pela 3ª vez e está estimado em R$ 35 milhões. O horário será na madrugada da programação diária por volta da 1h às 5 horas da manhã. Apesar dessa astronômica quantia já tem muita gente de olho no espaço. Encabeçando a lista dos pretendentes temos o Ministério Silas Malafaia, a Igreja Mundial do Poder de Deus (de Valdemiro Santiago) e a Igreja Internacional da Graça, do missionário RR Soares.

Eu também não tenho nada contra essas instituições cujos nomes já foram citados acima, mas fico me perguntando se o que eles querem realmente é salvar o mundo ou salvar suas contas bancárias. Se a intenção é salvar o mundo por que os negócios deles envolvem tanto dinheiro e não vemos nenhuma ação prática no sentido de ajudar o próximo. Com tanta gente desamparada precisando de ajuda não seria difícil para eles mostrarem alguma ação como distribuir alimentos, reformarem casas insalubres, promoverem cursos ou qualquer outra desse tipo.  A não ser pelo Projeto Nordeste que, diga-se de passagem, há muito não se ouve uma palavra sobre o assunto na mídia, não tenho notícia de mais nada que envolva alguma igreja evangélica tentando ajudar os pobres.

Já no sentindo de esbanjar dinheiro (que eles conseguem fácil) não faltam exemplos o Templo de Salomão feito com pedras importadas de Israel é um clássico, mas temos outros, dias atrás no programa que é exibido pela manhã na rede Bandeirantes o pastor Silas Malafaia falou que gastou mais de trezentos mil reis em apenas um evento. Tem também o caso da BMW que a igreja Renascer recebeu e não informa qual será o destino do carrão que foi simplesmente doado por um membro e também os pastores da Assembléia que estariam “esbanjando dinheiro da igreja para tentar comprar e agradar muitos para se manter no cargo”. Segundo informa a notícia do jornal Universo Gospel. A lista não para por ai temos muitos exemplos ainda mais escandalosos envolvendo desvio de dinheiro e viagens espetaculares para os EUA para gastar o dinheiro dos fieis.

“esbanjando” dinheiro da igreja para tentar “comprar e agradar muitos para se manter no cargo”.


Casal Hernandes pego nos EUA desviando dinheiro dos fieis

Imagem do Casal em mega culto no  Estádio do Pacaembu

A intenção não é discutir sobre a mensagem desses camaradas, mas trazer à tona a verdadeira face desses lobos em pele de cordeiro. Ainda falta muita coisa pra falar sobre esse assunto por isso nos próximos posts estarei aprofundando mais.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber se o Whisky é falso

A segurança pública e a política de estado motivada pela mídia incentivadora do populismo punitivo

Como se comportar durante uma abordagem policial