Pular para o conteúdo principal

Navio francês parte em busca de caixas-pretas do vôo da Air France

Previsão é que o navio chegue entre domingo (24) e segunda-feira (25) ao local de buscas, a 1,1 mil quilômetros da costa brasileira.

O navio francês Ile de Sein, que faz parte da operação de buscas das caixas-pretas do voo AF 447 da Air France, vai sair nesta sexta-feira (22) do porto de Dacar, no Senegal, rumo a área onde foram localizados os destroços do avião que caiu no Atlântico em 2009. A previsão é que o navio chegue entre domingo (24) e segunda-feira (25) ao local de buscas, a 1,1 mil quilômetros da costa brasileira.

A partir da chegada do navio começa uma nova etapa nas investigações sobre as causas do acidente que matou 228 pessoas em 31 de maio de 2009. De acordo com as autoridades francesas, a prioridade dessa quinta fase de operações é a busca das duas caixas-pretas do Airbus A 330-200.

O Escritório de Análises e Investigações da França (BEA, na sigla em francês) informou que não sabe ainda se os corpos das vítimas poderão ser resgatados nessa operação de buscas. A decisão cabe exclusivamente a representantes da Justiça francesa, que estarão a bordo do navio.

Os investigadores não sabem se os restos mortais poderiam resistir às manipulações do robô. De acordo com os primeiros cálculos feitos por especialistas, um tipo de “cesta” ligada a cabos poderia levar os corpos à superfície.

De acordo com especialistas, o trabalho dos investigadores será facilitado porque já foi efetuada a localização geográfica dos destroços, encontrados a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira. O trabalho se baseará, inicialmente, na análise das 15 mil fotos feitas por robôs submarinos na operação anterior, que localizou a fuselagem, no começo deste mês.

Os especialistas do BEA afirmam saber a posição geográfica exata da parte traseira do avião, onde se situam as caixas-pretas do Airbus. Isso permitirá uma intervenção mais rápida do robô Remora 6000 (ROV, na sigla em inglês – Veículo Operado Remotamente) da companhia americana Phoenix International, que será enviado diretamente ao local onde está a cauda do avião.

O robô, normalmente utilizado em atividades de exploração de petróleo submarinas, é equipado de câmeras e “braços” articulados e é capaz de manipular equipamentos para cortar a fuselagem. O BEA, que investiga as causas do acidente, não sabe ainda, no entanto, se as caixas-pretas estariam presas na fuselagem ou teriam sido projetadas para fora em razão do choque.

Outra incógnita é se os dados das duas caixas pretas, que contém os parâmetros técnicos do voo e as gravações das conversas dos pilotos, poderiam ser extraídos e analisados, após terem ficado quase dois anos submersos a 3,9 mil metros de profundidade.

As caixas pretas são consideradas fundamentais para descobrir as causas do acidente. Se elas forem localizadas, serão colocadas em uma fragata da marinha francesa, que sairá de Caiena, na Guiana Francesa, para recuperá-las e trazê-las à França.

A fuselagem do avião foi localizada a apenas cerca de dez quilômetros ao norte da última posição do avião conhecida nos radares. A área de buscas dessa quinta fase é muito menor do que a das precedentes: ela se concentra em uma área de apenas 120 mil metros quadrados (0,12 km²).

Retirado de: Nominuto.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policiais salvam bebê abandonado em saco plástico

Os Policiais Militares Diego Santo Braz da Silva e Ezequiel Pereira dos Santos do 9° BPM-ES (Guarapari-ES) se emocionaram ao ajudar um catador de materiais recicláveis no salvamento de um bebê abandonado. Os policiais realizavam uma ronda rotineira de bike, próximo a praia do morro quando avistaram na Rua Ipanema o trabalhador Ângelo Marcio Gonçalves de Souza completamente apavorado ao ter encontrado uma recém nascida abandonada dentro de um saco plástico totalmente suja e enrolada em alguns panos que dificultavam a sua respiração. Os policiais não hesitaram e na mesma hora ajudaram a encaminhar a recém nascida para o Hospital São Pedro, localizado no mesmo município. Em contato feito com os policiais, o Sd Ezequiel afirmou que ambos se emocionaram ao ver um ser tão frágil e sem proteção daquele jeito como ela estava: abandonada dentro de uma sacola, como se fosse lixo. Já o Sd Bráz disse que estavam na hora certa e no lugar certo e que jamais vão esquecer o momento em que socorr

Como saber se o Whisky é falso

Saiba como identificar se o whisky é falso ou original. Evitando assim problemas no dia seguinte a bebedeira. Não tem nada pior do que você acordar no outro dia para ir trabalhar e está com uma tremenda ressaca. E não existe ressaca pior do que a de whisky falsificado. A ressaca do whisky falsificado é pior do que a de outras bebidas por que além do álcool, que já é inerente às bebidas alcoólicas, são misturadas um monte de porcarias para baratear o custo da bebida e aumentar os lucros decorrentes da venda do produto falsificado.   Há uma lista enorme e muitas especulações do que se coloca nessas bebidas. Uma coisa podemos afirmar, verdadeiramente, sobre o assunto. Nada do que os falsificadores colocam contribui para o bem estar de quem tomou a bebida, no dia seguinte.   Há várias maneiras de descobrir se um whisky é falso. Para mim, que sou leigo no assunto e estou descobrindo mais informações apenas por decidi escrever sobre isto, não existe maneira mais fácil do que a ve

Gírias do policial militar

Uma homenagem a todos os policiais militares do Rio Grande do Norte. Na caserna temos a oportunidade de aprender muitas gírias. Algumas delas são inerentes a todas as forças, outras são exclusividades apenas da marinha, ou do exército, ou de alguma outra força. Confira agora as gírias que fazem parte do dia-dia do policial militar Policial militar Não come... Pega o “L” Não tem tarefa... Tem missão Não some... Vira gás Não estuda... Queima pestana Não está na lista... Está na rela Não tem amigo... Tem Campanha Não tem amante... Tem 02 Não é burro... É apagado Não fala presente... Fala “Hop” Não volta atrás... Dá ultima forma, ou melhor, dá “QTA” no “QTC” Não é esperto... É safo Não se esconde... Escama Não dorme... Tora Não adoece... Baixa Não entra... Avança Não relaxa... Acoxambra Não vai embora... Segui destino Não fica de boa... Relaxa a posição Não pedi licença... Pedi permissão Não se protege... Fica coberto e abrigado Não vai ao banheiro... Atende Q