Pular para o conteúdo principal

Navio francês parte em busca de caixas-pretas do vôo da Air France

Previsão é que o navio chegue entre domingo (24) e segunda-feira (25) ao local de buscas, a 1,1 mil quilômetros da costa brasileira.

O navio francês Ile de Sein, que faz parte da operação de buscas das caixas-pretas do voo AF 447 da Air France, vai sair nesta sexta-feira (22) do porto de Dacar, no Senegal, rumo a área onde foram localizados os destroços do avião que caiu no Atlântico em 2009. A previsão é que o navio chegue entre domingo (24) e segunda-feira (25) ao local de buscas, a 1,1 mil quilômetros da costa brasileira.

A partir da chegada do navio começa uma nova etapa nas investigações sobre as causas do acidente que matou 228 pessoas em 31 de maio de 2009. De acordo com as autoridades francesas, a prioridade dessa quinta fase de operações é a busca das duas caixas-pretas do Airbus A 330-200.

O Escritório de Análises e Investigações da França (BEA, na sigla em francês) informou que não sabe ainda se os corpos das vítimas poderão ser resgatados nessa operação de buscas. A decisão cabe exclusivamente a representantes da Justiça francesa, que estarão a bordo do navio.

Os investigadores não sabem se os restos mortais poderiam resistir às manipulações do robô. De acordo com os primeiros cálculos feitos por especialistas, um tipo de “cesta” ligada a cabos poderia levar os corpos à superfície.

De acordo com especialistas, o trabalho dos investigadores será facilitado porque já foi efetuada a localização geográfica dos destroços, encontrados a cerca de 1,1 mil quilômetros da costa brasileira. O trabalho se baseará, inicialmente, na análise das 15 mil fotos feitas por robôs submarinos na operação anterior, que localizou a fuselagem, no começo deste mês.

Os especialistas do BEA afirmam saber a posição geográfica exata da parte traseira do avião, onde se situam as caixas-pretas do Airbus. Isso permitirá uma intervenção mais rápida do robô Remora 6000 (ROV, na sigla em inglês – Veículo Operado Remotamente) da companhia americana Phoenix International, que será enviado diretamente ao local onde está a cauda do avião.

O robô, normalmente utilizado em atividades de exploração de petróleo submarinas, é equipado de câmeras e “braços” articulados e é capaz de manipular equipamentos para cortar a fuselagem. O BEA, que investiga as causas do acidente, não sabe ainda, no entanto, se as caixas-pretas estariam presas na fuselagem ou teriam sido projetadas para fora em razão do choque.

Outra incógnita é se os dados das duas caixas pretas, que contém os parâmetros técnicos do voo e as gravações das conversas dos pilotos, poderiam ser extraídos e analisados, após terem ficado quase dois anos submersos a 3,9 mil metros de profundidade.

As caixas pretas são consideradas fundamentais para descobrir as causas do acidente. Se elas forem localizadas, serão colocadas em uma fragata da marinha francesa, que sairá de Caiena, na Guiana Francesa, para recuperá-las e trazê-las à França.

A fuselagem do avião foi localizada a apenas cerca de dez quilômetros ao norte da última posição do avião conhecida nos radares. A área de buscas dessa quinta fase é muito menor do que a das precedentes: ela se concentra em uma área de apenas 120 mil metros quadrados (0,12 km²).

Retirado de: Nominuto.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como saber se o Whisky é falso

Saiba como identificar se o whisky é falso ou original. Evitando assim problemas no dia seguinte a bebedeira. Não tem nada pior do que você acordar no outro dia para ir trabalhar e está com uma tremenda ressaca. E não existe ressaca pior do que a de whisky falsificado. A ressaca do whisky falsificado é pior do que a de outras bebidas por que além do álcool, que já é inerente às bebidas alcoólicas, são misturadas um monte de porcarias para baratear o custo da bebida e aumentar os lucros decorrentes da venda do produto falsificado.   Há uma lista enorme e muitas especulações do que se coloca nessas bebidas. Uma coisa podemos afirmar, verdadeiramente, sobre o assunto. Nada do que os falsificadores colocam contribui para o bem estar de quem tomou a bebida, no dia seguinte.   Há várias maneiras de descobrir se um whisky é falso. Para mim, que sou leigo no assunto e estou descobrindo mais informações apenas por decidi escrever sobre isto, não existe maneira mai...

Orelhão, sanduíche e diamantes: Pelé aproveita Copa para vender de tudo

Pelé está no meio de nós. Às vésperas da Copa do Mundo, o Rei do Futebol desceu do trono aos 73 anos para estrelar inúmeras campanhas publicitárias e fazer dinheiro a partir de seu prestígio. Você já deve ter notado que ele está em todo lugar. Há duas semanas, anunciou em Santos uma parceria com a Unicef evocando outra vez seu famoso discurso de 1969 em favor das criancinhas do Brasil. Três dias depois estava em Miami posando com relógio de luxo Hublot ao lado do artista colorido Romero Britto. De volta a São Paulo, lançou seu livro de memórias sobre as cinco Copas que disputou, lançado oportunamente... um mês antes da Copa. Na quinta-feira, estava na avenida Paulista assinando um orelhão da Vivo decorado com o desenho de seu rosto. Nesse ano, Pelé também já associou sua imagem aos sanduíches da Subway, aos carros da Volkswagen, aos serviços bancários do Santander, aos aviões da Emirates, às bebidas da Coca Cola e aos supermercados Carrefour. Também cedeu fios do próprio ca...

Como se comportar durante uma abordagem policial

- “O Policial apontou a arma para mim! Que absurdo!!” O q vc queria? Uma rosa? Nenhum absurdo cidadão, nossa abordagem é feita desse jeito depois de anos de aperfeiçoamento, é isso que é ensinado nas escolas de Policia, isso é procedimento padrão. Policiais já morreram recebidos a tiros em abordagens. - “Mas eu não sou vagabundo!” Não vimos nada escrito em sua testa, vc é suspeito até que constate mos o contrário (não confunda com ser culpado até que se prove o contrário), e isso só é constatado depois que a abordagem termina. - “Mas é constrangimento ilegal!” Seu direito termina quando o direito de outro começa. Segurança é sempre prioridade, ou seja, entre seu constrangimento e nossa segurança, prevalece nossa segurança. Não se sinta constrangido, TODOS estão sujeitos a abordagens. - “Mas vcs podem muito bem abordar com as armas abaixadas, é rápido levanta-las se o abordado reagir.” Não, não podemos. Realmente é rápido levanta-las, porem a pontaria fica extremamente comp...