Pular para o conteúdo principal

Como ser criativo

Prof. Whitt N. Schultz
Universidade de Buffalo, EUA


A criatividade não um dom especial que só algumas pessoas possuem.



Você pode sua criatividade se buscar continuamente a informação sobre tudo que o cerca, se tiver sensibilidade para as coisas que acontecem à sua volta e curiosidade para descobrir o que se esconde nas aparências dos fatos, dos objetos, das pessoas.

A inspiração, o “click”, é o resultado final de muita leitura, observação e análise. A inspiração é o momento em que o arquivo mental entra em ação e abre-se uma gaveta com uma grande idéia. Para que esta gaveta se abra, o arquivo tem que ser abastecido.

1. Saiba que há um tesouro em sua cabeça – uma mina de ouro entre suas orelhas. Construir um computador com as mesmas características do seu cérebro custaria mais do que 3 bilhões de dólares.

Sabe como se escreve isso?

Assim, um três e dezoito zeros: US$ 3.000.000.000.000.000.000

2. Todo dia escreva pelo menos uma Idea sobre estes assuntos: como eu posso fazer meu trabalho melhor; como eu poderia ajudar outras pessoas; como eu posso ajudar a minha empresa; como eu posso ajudar o meu país.

3. Escreva seus objetivos específicos de vida. Agora carregue esta relação no bolso – sempre.

4. Faça anotações. Não sai sem papel e lápis ou algo para escrever. Anote tudo, não confie na memória.

5. Armazene idéias. Coloque em cada pasta um assunto. Idéias para a casa, para aumentar sua eficiência no trabalho, parra ganhar mais dinheiro.

E vá aumentando este banco de dados através de leituras, viagens, conhecimentos com novas pessoas, filmes, competições esportivas, etc.

6. Observe e absorva. Observe tudo cuidadosamente. Aproveite o que você observa. E principalmente, observe tudo como se fosse a última vez que você fosse ver.

7. Desenvolva uma forte curiosidade sobre pessoas, coisas, lugares. Ao falar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.

8. Aprenda a escutar e a ouvir, tanto com os olhos quanto com os ouvidos.

Perceba o que não foi dito.

9. Descubra novas fontes de idéias. Através de novas amizades, de novos livros, de assuntos diversos e até de artigos como este que você está lendo.

10. Compreenda primeiro. Depois julgue.

11. Mantenha o sinal verde de sua mente sempre ligado, sempre aberto.

12. Procure ter uma atitude positiva e otimista. Isso ajuda você a realizar seus objetivos.

13. Pense todos os dias. escolha uma hora e um lugar para pensar alguns minutos, todos os dias.

14. Descubra o problema. Ataque seus problemas com maneiras ordenadas. Uma delas é descobrir qual é realmente o problema, senão você não vai achar a solução. FFaça seu subconsciente trabalhar. Ele pode e precisa. Dia e noite. Fale com alguém sobre a idéia, não deixe morrer.

15. Construa GRANDES idéias a partir de pequenas idéias. Associe idéias. Combine. Adapte. Modifique. Aumente. Diminua. Substitua. Reorganize-as. E Finalmente, inverta as idéias que você tem.

16. Evite coisas que enfraquecem o cérebro: Barulho, fadiga, negativismo, dietas desequilibradas, excessos em geral.

17. Crie grandes metas. Grandes Objetivos.

18. Aprenda a fazer perguntas que desenvolva o seu cérebro: Quem, Quando, Onde, O que,Por quê, Qual, Como.

19. Coloque as idéias em ação. Lembre-se de que uma idéia razoável colocada em ação é muito melhor que uma grande idéia arquivada.

20. Use o seu tempo ocioso com sabedoria. Lembre-se de que a maior parte das grandes idéias, os grandes livros, as grandes composições musicais, as grandes invenções foram criadas no tempo ocioso dos seus criadores.

Apenas para confirmar que a criatividade não é um dom, mas um potencial a ser explorado à sua volta e dentro de você, vamos ver o que grandes inventores e pensadores escreveram sobre CRIAR:

“As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e, quando não as encontram, as criam”.
(Bernard Shaw - Filósofo)

“Minha Invenções são fruto de 1% de inspiração e 99% de transpiração”.
(Thomas Edison - Inventor)

“As mentes são como os para-quedas: só funcionam se estiverem abertas”
(Ruthi Noller - Pesquisadora da Universidade de Buffalo)

“As boas idéias vêm do inconsciente. Para que uma idéia seja relevante o inconsciente precisa estar bem informado”.
(David Ogilvy - Publicitário)


Catherine Patrick descreve as fases do processo criativo em seu livro “O pensamento é criativo”.

1. Preparação

É a fase de coleta e manipulação do maior número de dados e elementos pertinentes a um problema. Ler, anotar, rabiscar, cultivar sua concentração no assunto.

2. Incubação

É quando o inconsciente entra em ação e, desimpedido de intelecto, elabora as inesperadas conexões que constituem a essência da criação.

3. Iluminação

O momento da gênese da idéia, a iluminação ou síntese ocorre para o homem criativo em incubação nos momentos mais inesperados.

4. Verificação

Nesta fase, o intelecto termina a obra que a imaginação iniciou.

O criador analisa, julga e testa sua idéia para avaliar sua adequação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Policiais salvam bebê abandonado em saco plástico

Os Policiais Militares Diego Santo Braz da Silva e Ezequiel Pereira dos Santos do 9° BPM-ES (Guarapari-ES) se emocionaram ao ajudar um catador de materiais recicláveis no salvamento de um bebê abandonado. Os policiais realizavam uma ronda rotineira de bike, próximo a praia do morro quando avistaram na Rua Ipanema o trabalhador Ângelo Marcio Gonçalves de Souza completamente apavorado ao ter encontrado uma recém nascida abandonada dentro de um saco plástico totalmente suja e enrolada em alguns panos que dificultavam a sua respiração. Os policiais não hesitaram e na mesma hora ajudaram a encaminhar a recém nascida para o Hospital São Pedro, localizado no mesmo município. Em contato feito com os policiais, o Sd Ezequiel afirmou que ambos se emocionaram ao ver um ser tão frágil e sem proteção daquele jeito como ela estava: abandonada dentro de uma sacola, como se fosse lixo. Já o Sd Bráz disse que estavam na hora certa e no lugar certo e que jamais vão esquecer o momento em que socorr

Como saber se o Whisky é falso

Saiba como identificar se o whisky é falso ou original. Evitando assim problemas no dia seguinte a bebedeira. Não tem nada pior do que você acordar no outro dia para ir trabalhar e está com uma tremenda ressaca. E não existe ressaca pior do que a de whisky falsificado. A ressaca do whisky falsificado é pior do que a de outras bebidas por que além do álcool, que já é inerente às bebidas alcoólicas, são misturadas um monte de porcarias para baratear o custo da bebida e aumentar os lucros decorrentes da venda do produto falsificado.   Há uma lista enorme e muitas especulações do que se coloca nessas bebidas. Uma coisa podemos afirmar, verdadeiramente, sobre o assunto. Nada do que os falsificadores colocam contribui para o bem estar de quem tomou a bebida, no dia seguinte.   Há várias maneiras de descobrir se um whisky é falso. Para mim, que sou leigo no assunto e estou descobrindo mais informações apenas por decidi escrever sobre isto, não existe maneira mais fácil do que a ve

Gírias do policial militar

Uma homenagem a todos os policiais militares do Rio Grande do Norte. Na caserna temos a oportunidade de aprender muitas gírias. Algumas delas são inerentes a todas as forças, outras são exclusividades apenas da marinha, ou do exército, ou de alguma outra força. Confira agora as gírias que fazem parte do dia-dia do policial militar Policial militar Não come... Pega o “L” Não tem tarefa... Tem missão Não some... Vira gás Não estuda... Queima pestana Não está na lista... Está na rela Não tem amigo... Tem Campanha Não tem amante... Tem 02 Não é burro... É apagado Não fala presente... Fala “Hop” Não volta atrás... Dá ultima forma, ou melhor, dá “QTA” no “QTC” Não é esperto... É safo Não se esconde... Escama Não dorme... Tora Não adoece... Baixa Não entra... Avança Não relaxa... Acoxambra Não vai embora... Segui destino Não fica de boa... Relaxa a posição Não pedi licença... Pedi permissão Não se protege... Fica coberto e abrigado Não vai ao banheiro... Atende Q